sábado, 5 de março de 2016

Minha estratégia de investimentos (alocação)


Após pesquisar e discutir com alguns investidores e consegui definir melhor minha estratégia de investimentos. Pelo menos a de alocação.

Buscarei investir 50% do meu capital em renda fixa (tesouro e LCIs) e 50% em aplicações de renda variável, principalmente ações. Vi recentemente um material excelente de um investidor explicando como definir bem sua estratégia de alocação ajuda o investidor a sempre comprar ações baratas e vender caras. Pretendo comentar depois. No momento estou com 90% em RV, irei aumentar aos poucos e conforme migro os ganhos em RV para a RF.

É necessário ter estratégia de alocação.


Após pesquisar e discutir com alguns investidores na bolsa, percebi que não vale a pena ter uma estratégia de investimento global (ex.: buy and hold, short, etc) para todos os papéis, e sim para cada um dos papéis. Parece óbvio mas muitas pessoas agem assim. Alguns papéis irei segurar, e outros fazer trade em médio prazo. Não irei fazer trades no mesmo dia pois não tenho disponibilidade para isso no meu trabalho (também acho idiota fazer day trade com pouco dinheiro e sem muito preparo e ferramentas, e os caras que eu vi fazendo isso nenhum ficou rico) e buscarei sempre o médio e longo prazo.

Capital
Apesar de eu não ter ainda 20k, que é o valor a partir do qual os analistas falam que vale a pena investir na bolsa, eu decidi que é interessante começar a investir pois estamos num período de vale muito fundo na Bovespa, com empresas sub-valorizadas demais. No momento que estou escrevendo, a Bovespa teve 6 altas consecutivas, dando sinais de recuperação. Nessa semana a Bovespa teve uma alta épica, e minha carteira que começou com 8k já está em 11k com essa valorização. Essa semana consegui ter um excelente ganho com a PETR4. Já realizei o lucro. Decidi vender pois na minha avaliação não irá subir mais do que o pico que deu. Infelizmente não tinha mais capital aplicado lá para ganhar mais, mas é melhor ter o risco diluído do que ficar com gastrite nervosa devido às variações do seu patrimônio colocando tudo numa única ação, o que é loucura.

Motivação
O outro motivo é que eu preciso aprender logo a operar na bolsa, sentir os axiomas atuando. Uma coisa é ler, a teoria. Os conceitos básicos. Os melhores conselhos dos maiores investidores. Você lê e se acha o Lobo de Wall Street. Outra coisa é lidar rotineiramente com o sentimento de ganhar e de perder dinheiro. Como é um valor que estou colocando apenas para aprendizado, pois estaria os 50% protegido pela renda fixa, na pior das hipóteses não será algo que vai me destruir financeiramente caso eu perca dinheiro.

É isso aí. Até chegar a um valor razoável, espero que esta estratégia me leve a uma subida mais ou menos contínua.


Sucesso financeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário